Relógio – tacômetro, taquímetro, tachometer, tachymeter?!?!

Atualização do post 21/03/2012

Segundo o comentário comment-341334916, no caso do relógio Orient CEM65001B citado no post, o nome correto é apenas contador de minutos. Portanto esse post é sobre contador de minutos.

Esse é o meu primeiro post sobre assuntos gerais, no caso sobre tacômetro, também conhecido por taquímetro. Sendo que em muitos relógios estão em inglês, portanto tachometer ou tachymeter.

Segunda a definição na Wikipédia.

O tacômetro, também conhecido como taquímetro, é um instrumento de medição do número de rotações (geralmente por minuto, RPM) de um motor. Pode ser chamado também de conta-giros.

A pouco tempo voltei a me interessar por relógios, nada demais, só para usá-los como acessório mesmo. Parei de usar relógios anos atrás, por usar mais o celular para ver as horas do que no relógio que estava no meu pulso.

Eu queria um relógio barato e que fosse versátil, esporte e clássico ao mesmo tempo. Encontrei o relógio Orient CEM65001B no site askmen, aparentemente ideal para o que eu queria.

Orient CEM65001M

Relógio Orient CEM65001B

Cost: $190

What if you’re looking for an everyday watch with an automatic movement and a classic, sporty design? You can do no better than this dive-inspired Orient. It features a solid Japanese automatic movement, a Rolex Submariner-esque design and it’s rated to 200 meters.

O modelo citado no askmen não é o CEM65001M (versão laranja) e sim CEM65001B (versão preta).

Comprei o relógio no eBay, chegou em menos de 2 semanas e não fui tributado./

Assim que o relógio chegou eu fiquei na dúvida “para que serve essa roda preta com números?”.

Essa roda serve para proteger o relógio e para marcação de tempo (contador de minutos) de uma forma bem simples e super inteligente. Projetada para mergulhadores controlarem o tempo que estão debaixo da água, por conta do tubo de oxigênio que tem limitação de tempo.

Usando o contador de minutos

Geralmente o contador de minutos tem um símbolo inicial como um triângulo, que na figura abaixo está acima da marcação de 12h, esse triângulo é o ponto zero do contador de minutos.

Relógio Orient CEM65001B 5h49

Para usá-lo basta girar o triângulo até a marcação de minutos (49m) da hora atual, no caso 5h49m.

Após 30 minutos veremos que ponteiro de minutos estará apontando para o número 30, que quer dizer que se passarem 30 minutos, desde do ajuste anterior que apontava para 5h49.

Para onde o ponteiro de minutos apontar, será o tempo em minutos desde que giramos o triângulo.

Relógio Orient CEM65001B 6h14

Rodinha dura para girar?

Não estranhe se a roda for dura para girar ou que só gire para um lado, pois é propositalmente feito assim, para que nenhum esbarrão consiga movê-la indevidamente.