Programando na Espanha

Pensando em ir para trabalhar na Espanha como programador? Nesse post conto um pouco da minha experiência trabalhando por um ano como programador Java na Espanha.

Onde procurar emprego

Em comparação com o Brasil, eu diria que Madrid está para São Paulo e Barcelona para o Rio de Janeiro, em quantidade de ofertas x salário. Claro, há vagas em outras cidades, como Valência, Bilbau etc, porém geralmente a relação ofertas x salário é inferior.

Para buscar vagas, usei principalmente dois sites: Tecnoemploe e InfoJobs, que são parecidos com o APinfo.

O Tecnoempleo foi o site que eu mais gostei e onde encontrei meu primeiro emprego.

Crise?

Por mais que a crise tenha sido muito divulgada pela mídia, o mercado está aquecido, principalmente nas grandes capitais. Eu consegui meu primeiro emprego duas semanas após a minha chegada na Espanha.

Idioma

Em tecnologia geralmente usamos muitos termos em inglês. No Brasil, tentamos falar em inglês, pelo menos os que são fáceis para falarmos. Já na Espanha é muito comum falar da forma que se lê, portanto Oracle eles vão falar O-r-a-c-l-e e não ˈorəkl.

Na minha primeira entrevista na Espanha, meu Espanhol não era dos melhores, a entrevista pareceu uma nuvem de tags: JEE, TDD, Hudson, CI, Spring, jQuery etc, mas deu certo, consegui meu primeiro emprego.

Escrevi esse post com algumas dicas para se preparar para entrevistas, recomendo a leitura.

Vantagem competitiva?

Acredito que no geral brasileiros tenham alguma vantagem na relação idade vs experiência. Geralmente no Brasil temos que trabalhar para pagar a faculdade, e em tecnologia, é muito comum já iniciar com um trabalho na área, que soma na experiência.

Na Espanha, assim com em muitos outros países na Europa, é comum fazer faculdade, e só depois buscar trabalho. Eu cheguei na Espanha com 27 anos, com 8 anos de experiência como programador, lá é comum pessoas com a mesma idade iniciando a carreira.

Qualidade vida

Eu achei a qualidade vida muito boa. Eu ficava muito contente em poder voltar para casa de madrugada me guiando pelo GPS do celular, sem medo de ser abordado por um assaltante.

Viajar na Europa é muito fácil, dá para encontrar passagens bem baratas, fazer um bate-volta para outro país é viável.

Serviços que demandam mão de obra, geralmente são mais caros. Tínhamos uma pessoa para limpar o apartamento (dividido com dois Espanhóis), pagávamos por hora, 2 horas por semana, a horista na Espanha, seria a diarista no Brasil.

Visto

Eu tenho dupla cidadania, meu pai é Espanhol. Portanto não tive barreiras legais para trabalhar. Estar legal no país é muito importante, pois não contratam mão de obra qualificada sem visto.

Formas de contratação

Na Espanha quase 100% das ofertas de trabalho são “CLT”, ou seja, registrado. Poucas pessoas trabalham como “Pessoa Jurídica”.

Salário

Nos sites de vagas, alguns anunciantes colocam a faixa salarial, com alguma busca básica dá para ter uma noção dos salários atualizados. O valor informado geralmente é o total anual bruto, sendo que esse valor pode ser dividido em 12, 13 e até 14 vezes.

Proporcionalmente mesmo fazendo a conversão de Euro para Real, os salários no Brasil costumam ser melhores, porém essa conta não é tão exata quando se compara a qualidade e custo de vida.